segunda-feira, 25 de abril de 2016

PROJETO "MATEMÁTICA CONCRETA"

     Os alunos do 3º Ano , professora Eliane, estão ficando verdadeiros craques na Matemática, através da utilização dos jogos em sala de aula, os alunos conseguem aprender Matemática brincando, de forma bem divertida e dinâmica!











       A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras.
     Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
     Brincar é colocar a imaginação em ação. O bom jogo não é aquele que a criança pode dominar corretamente, o importante é que a criança possa jogar de maneira lógica e desafiadora, e que o jogo proporcione um contexto estimulador para suas atividades mentais e amplie sua capacidade de cooperação e libertação.
     As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.
Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/jogos-brincadeiras-no-processo-aprendizagem.htm
Então, "bora" jogar muito!!!

OUTRAS DATAS IMPORTANTES DO MÊS DE ABRIL...







DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE ABRIL

Os alunos da nossa escola fizeram bem a lição e se destacaram com os trabalhos referentes as datas comemorativas...

Os alunos do 2º Ano confeccionaram um lindo painel em comemoração do Dia 18 de Abril - Dia do Livro Infantil, representando a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, a mais famosa das obras de Monteiro Lobato.


Ainda, em comemoração do dia do Livro Infantil, os alunos do 5º Ano confeccionaram cartazes ressaltando a importância de outros autores e gêneros.



A professora de uso da Biblioteca: Raquel, também não deixou estas datas passarem em branco e preparou uma banca de livros com opções que abrangem as datas comemorativas com excelentes opções de leitura!


Os alunos do 3º Ano, professora Kelly, confeccionaram lindos índios, utilizando de muita criatividade e arte!

Os alunos do 3º Ano, professora Eliane, já preferiram montar lindos fantoches !


 Parabéns aos alunos e professores pelo belo trabalho realizado!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia 18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.
Recorrentes nos livros de Monteiro Lobato, as personagens moradoras do Sítio do Picapau Amarelo ficaram eternizadas em nossa literatura
Recorrentes nos livros de Monteiro Lobato, as personagens moradoras do Sítio do Picapau Amarelo ficaram eternizadas em nossa literatura
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto. Para celebrar o dia da literatura infantojuvenil, escolha um dos vários títulos de Lobato e boa leitura!
Títulos da literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato:
1 – Reinações de Narizinho;
2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10 – O poço do Visconde;
11 – Histórias de tia Nastácia;
12 – O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;
13 – O Minotauro;
14 – A chave do tamanho;
15 – Fábulas;
16 – Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17 – Os doze trabalhos de Hércules (2º tomo).

Por Luana Castro - Graduada em Letras

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dia 19 de Abril - Dia do Índio

      O dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540, de 1943. Essa data é lembrada e comemorada anualmente pelas comunidades indígenas, de acordo com a Funai, Fundação Nacional do índio, que também exalta a importância do momento. 
     Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, no qual iriam ser discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. Os próprios Índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados, preferiram não participar.
     Após alguns dias, os Índios entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles. A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia "19 de comemorações na data. Geralmente, as festividades são realizadas nas próprias aldeias, ou até mesmo nas sedes dos municípios onde as mesmas estão localizadas. A Funai geralmente contribui financeiramente para as celebrações. Nelas, os índios praticam esportes tradicionais como corridas, canoagem, consomem comidas típicas e fazem manifestações.
Fonte do texto:http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/saiba-como-19-de-abril-se-tornou-o-dia-do-indio,f308859fd53ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html



Painel confeccionado pelas professoras Paula e Eliane

A Zumba chegou na nossa escola!!!

A Escola Estadual "José Izidoro de Miranda" abriu as portas para a comunidade cedendo a quadra para a realização de aulas de Zumba.
As aulas acontecem às terças e quintas, às 19:30 horas.
A ASCOMAC (Associação Comunitária dos Amigos do Bairro Concórdia) é responsável pelo projeto que oferece o serviço gratuitamente para a comunidade.
A quadra já está ficando pequena para a grande participação da comunidade que abraçou o projeto com toda animação!!!